quarta-feira, 29 de setembro de 2021

COMO DIZ O VELHO DESDENTADO.

 

Talvez o fato de me considerar um bom criador de frases faça com que não dê valor a citações de sábios e a ditos populares.  Quem sabe andar de bicicleta não vê nisto grande façanha.

 

Carl Sagan, que era ateu, criou a frase “Somos feitos de pó de estrelas”, que deixaria um crente extasiado: “É verdade.  Deus fez primeiro as estrelas e do pó das estrelas fez o homem”.

 

A famosa citação de Saramago, “Quer ser ateu?  Leia a bíblia”,  carece de fundamento. Ser ateu vai além de ser contra o judaísmo; é não acreditar em nenhum deus, seja Jeová, Ogum, Shiva.

 

Há um dito popular “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, contestado pelo corolário: “Quem faz sempre a mesma coisa obtém sempre o mesmo resultado”.  De fato, se você dividisse a “água” em porções, veria que infinitas porções de água se arrebentaram na pedra, antes que esta fosse furada.

 

Outra causa da fragilidade dos ditados é a mudança que o tempo impõe aos valores morais.  Pergunte a um amante da natureza se “um pássaro na mão vale mais do que dois voando”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário