quarta-feira, 13 de junho de 2012

PALEONTOLOGIA - SEGUNDA AULA

CLASSIFICANDO OS SEM-CLASSE.

Para efeito didático, tentarei classificar os dinosauros segundo uma característica comum; mas qual seria esta característica?  Tamanho não, é preconceituoso.  Origem não, pode parecer preconceituoso.  Cor da pele não, pode parecer preconceito.  Idade não, pode parecer preconceito.  Tamanho dos pés não, pode parecer preconceito.  Número de pés...  Número de pés...  OK!  Número de pés.

A Classificação, segundo o número de pés apresentados pode ser bastante significativa; entretanto será preciso que os dinos se disponham a apresentar os pés.  O animal que não puder comparecer pessoalmente, poderá deixar pegadas no barro.
Agora, se não comparecer à convocação nem gravar pegadas no barro pode ter certeza de que não será classificado, independente de aparência física, religião, ou classe social.
E quem não for classificado será automaticamente desclassificado e cairá para a segunda divisão.


CLASSIFICAÇÃO EM ORDEM CRESCENTE, CONSIDERANDO O NÚMERO DE PÉS.



OS ZERÓPEDES (Em Tupi de Guaraná, Zero - Pedes).


Zerópedes eram animais que não tinham pés e que, por isso, tinham enorme dificuldade em ficar de pé.  Eram geralmente animais fêmeas.  Nesta classe estão as cobrasauras, as minhocasauras.


NOTA:  Pretendia botar  foto de um Zerópede, porém achei o bicho muito asqueroso.



OS UNÍPEDES (Em Tupi racento, Uni - Pedes)


A figura ao lado, representa o que teria sido um sacisauro, ou Saci-pereresauro.


Os Unípedes eram animais que tinham um único pé.  O principal representante dos unípedes foi o sacipereresauro (saci, para os íntimos) que vivia pelo interior do Brasil e, vez por outra, aparecia no Sítio do Pica-pau Amarelo.
Você deve estar se perguntando:  Como podia um animal caminhar, se tinha um único pé?   Não caminhava, pulava.  Entretanto, animais que passam a vida pulando é algo relativamente comum, na natureza.  Tem o gafanhoto, o canguru, o sapo.  E tem a Maureen Maggi, que pula mais do que gafanhoto, canguru e sapo, juntos.
O Saci costumava, usar boina vermelha, como se fosse torcedor do Internacional de Porto Alegre; porém,  não era gaúcho, se fosse, apareceria tomando chimarrão e não fumando cachimbo.


OS PÍPEDES.


Esta classe de animais era muito abundante, portanto dividi-la-ei em duas sub-classes, para que não fique excesso de dinosauro na mesma classe, que nem faculdade particular: os bípedes não voadores e os bípedes não-não-voadores, também conhecidos como voadores.
Os bípedes não-não-voadores ou, simplesmente, voadores, eram vorazes.
Os principais bípedes voadores eram o pterodáctilo e o helicóptero, sendo que este último tinha sempre pelo menos um humanosauro nas entranhas.  Como é sabido que helicópteros alimentavam-se de derivado de petróleo, supõe-se que engolia humanosauros, apenas de farra, regurgitando-os, posteriormente.
Na verdade, não há registro da existência de humanosauros na Pré-História, a não ser nas barrigas de helicópteros.   Alguns paleontólogos supõem, inclusive, que humanosauro fosse uma espécie de lombriga da Pré-História. Saliente-se, porém, que não havia como fazer registro, se na época não havia cartório de registro. 




Imagens de bípedes voadores: Pterodáctilo (esquerda) e Helicóptero (direita) - este com a barriga cheia de humanosauros.


Com relação aos não voadores, pode-se dizer que eram animais inteligentes e com grandes dotes artísticos.  Os que aparecem na série Jurassic Park, por exemplo, mostraram exuberantes atuações individuais, embora jamais tenham vivido no Período Jurássico.



OS TRÍPEDES.

Muito pouco se sabe sobre os trípedes.
Pelas marcas deixadas no barro, ou tinham os pés mais compridos da Pré-História, ou tinham pés redondos que giravam indefinidamente.  Os principais, porque mais numerosos, representante dos Trípedes foram os velocípedes, assim chamado por serem muito velozes.


Ao lado, imagem do trípede, velocípede.








OS QUADRÚPEDES.


Esta era a elite da Pré-História, dada a significância dos seus representantes.  É aqui que encontramos os animais gigantescos como os paquidermes - de pele bem cuidada - e os, sonolentos, paquidormes.


Na imagem à esquerda, esqueleto de animal Pré-Histórico, da família dos paquidormes.  Extinto no período jurássico, este dinosauro muito feroz era conhecido pelo nome de gato doméstico.




          FIM   X   FIM   X   FIM
SE VOCÊ QUERIA MAIS, DANOU-SE.





Nenhum comentário:

Postar um comentário